Por que a Amazon vai quebrar em 5 anos?

Avião da Prime Air - a companhia aerea da Amazon e Por que a Amazon vai quebrar em 5 anos

Tempo médio de leitura: 4 minutos

Em 2019, antes da pandemia portanto, Jeff Bezos o fundador da Amazon explicou em uma entrevista à Business Insider porque a Amazon vai quebrar em 5 anos.

Porém, hoje sabemos que não é bem assim. Saiba aqui porque o fundador da Amazon fez a sua previsão e o que a Amazon faz a cada dia para que a profecia não se concretize.

– “A Amazon não é grande demais para quebrar. Na verdade, eu prevejo que irá quebrar. A Amazon vai à falência. Se você olhar para grandes empresas, sua expectativa de vida tende a ser de cerca de 30 anos”, segundo informações do Business Insider.  

Finalmente, Bezos afirma que seu objetivo (e grande desafio) é evitar que a Amazon quebre enquanto ele estiver vivo.

Por isso ele adota uma filosofia que chama de DIA 1 que nada mais é o que representa como a fase de crescimento de uma empresa. E ele assina todas as cartas aos acionistas com a frase:

– O Dia 1 permanece.

Jeff Bezos

Mas qual a estratégia por trás desta frase?


1. Encantar os Clientes.

Inicialmente, se a empresa realmente ACREDITAR que seu MAIOR OBJETIVO é ENCANTAR os seus clientes, ela vai CRIAR inovações, produtos e serviços que darão CERTO já que o que foi pensado e criado está ajustado ao foco do cliente.

2. Não deixe os processos definirem sua empresa.

Antes de mais nada o pensamento por trás desta frase é o da INCONFORMIDADE.

Por isso, mesmo quando você ou sua empresa estiver FAZENDO algo CERTO, não pare de pensar, não pare de refletir sobre formas de MELHORAR MAIS AINDA. Em time que está ganhando se mexe.

Cuidado para não tornar o processo mais importante do que o produto.

Questione-se sempre sobre “o que é mais importante para o cliente? Produto ou processo?” e foque no mais importante.

3. Nunca resistir às mudanças.

Releia o item 2. Ficar agarrado aos velhos hábitos vai fazer você ou sua empresa quebrar. No ritmo atual de mudanças, não se mexer, ficar na zona de conforto é caminhar para o fim.

PRESTE ATENÇÃO ao que está acontecendo à sua volta, na sua indústria e fora dela. Fique o tempo todo com as antenas ligadas.

Faça BENCHMARKING em outros segmentos e indústrias e pense o tempo todo em como melhorar seus produtos, serviços e processos para atender cada vez melhor seus clientes.

“É melhor sair da zona de conforto antes de ser incomodado pelos concorrentes. Então, se perceber que as coisas estão mudando, mude – ao invés de resistir”, disse.

4. Tome decisões rapidamente.

Bezos usa uma frase com sua equipe para se alinharem e tomarem decisões difíceis: “DISCORDE E SE COMPROMETA”.

Jeff Bezos

Se você for vencido em uma decisão, discorde e se comprometa, se alinhe com a decisão tomada e trabalhe em prol dela.

Não tenha medo de errar, mas se errar, corrija rapidamente!

Em um mundo ideal um CEO deveria estar 100% confiante ao tomar uma decisão. Porém, na vida real não é assim. Quando o o CEO achar que está 100% seguro a, oportunidade poderá ter passado.

Bezos afirma que não é tão prejudicial assim estar errado desde que você perceber o erro, reconhecer o erro e se mover rapidamente. E, e claro, aprender com o erro.

Para terminar

Você pode até não gostar do Bezos ou daquilo que a Amazon representa. Você pode achar é uma empresa que destrói negócios locais. Ou que ajuda negócios locais a se tornarem mundiais.

Boa ou não, goste você ou não, muitos livros e artigos já dissecaram a Amazon e seu sistema de Gestão.

E, talvez, você possa tirar boas lições sobre o que fazer – ou sobre o que não fazer – na sua atividade profissional ou na sua empresa.

Quer saber mais? No artigo Por que você precisa conhecer o Sistema de Gestão da Amazon? falamos um pouco mais sobre os FUNDAMENTOS DA GESTÃO que fazem com que a Amazon seja, bem, simplesmente a Amazon. Para ler o artigo clique aqui.


Observações:
O artigo original foi publicado em business insider com, foi utilizado como fonte para a elaboração deste texto.

Saiba mais em nossas outras publicações Sou Consultor Imobiliário e nas publicações sobre o mercado de trabalho para quem tem mais de 40 50 ou mais anos de idade. São conteúdos para quem está nestes grupos ou para quem tem interesse nestes grupos.

Este texto foi escrito em português do Brasil. As palavras entre aspas são usadas para descrever figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por alguns indivíduos. Eles não representam nenhum preconceito ou posição sociopolítico, filosófico, religioso, econômico ou ideológico.diminuir o tamanho da letra para ser o texto final
«
»

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *