Você se candidatou para AQUELA vaga e, neste momento, está sendo “vítima” de uma entrevista! Surpreenda, saiba e utilize algumas destas oito perguntas que você pode fazer ao seu entrevistador.
Primeiramente, como as entrevistas se assemelham a interrogatórios, os Entrevistados acabam por se comportar como vítivas.
Isso acontece quando o Entrevistador age sem a menor empatia, muitas vezes sem estrutura ou até sem nenhuma vontade.
Frequentemente, as entrevistas seguem um padrão tão conhecido, que as “vítimas” já têm as suas respostas prontas, bem decoradas.
O contexto da entrevista também é muito importante poque pode definir o que vai acontecer. Algumas coisas que influenciam no contexto são
Aqui falamos sobre as entrevistas que visam uma contratação: seja como empregado ou seja como uma prestação de serviços.
Assim, temos uma ou mais pessoas que assumem o papel de Entrevistadores e uma ou mais pessoas que assumem o papel de Entrevistados. Para simplificar vamos falar em Entrevistador e Entrevistado.
Primeiramente vamos falar em assimetria de informações que é quando um lado da conversa tem mais informações quando comparada com o outro lado. Ou seja, no nosso caso, o Entrevistador tem mais informações sobre a função, a empresa, os desafios, as formas de remuneração etc.
Enquanto o Entrevistado tem mais informações sobre o histórico pessoal e profissional, o momento de vida, as competências, os objetivos pessoas, a necessidade ou o desejo de conquistar aquela oportunidade etc.
Alinhar as expectativas através das informações.
Por isso, o principal objetivo da entrevista é reduzir esta assimetria, ou seja, fazer com que tanto Entrevistador quanto Entrevistado conheçam mais sobre o outro.
2. O Medo das Perguntas
Estas três perguntas são muito utilizadas pelos Entrevistadores. Mesmo quando elas são pouco eficazes. São elas:
Me fale de você e da sua trajetória;
Me conte alguma situação ou problema pelo qual tenha passado e como superou;
Quer saber algo mais sobre a empresa?
A princípio, a primeira e a segunda perguntas entram na categoria das “respostas conhecidas”, ou seja, a “vítima” ou o Entrevistado já tem as respostas prontas e decoradas.
Então, o que a vítima ou o Entrevistado faz é tentar transformar a sua resposta padrão – aquela que ele já preparou e decorou – em uma resposta que melhor se adeque às expectativas do Entrevistador e, assim, ganhar pontos e pular de fase na entrevista.
Porém, a terceira pergunta é aquela onde devemos dispensar mais atenção e preparação. Sobretudo porque poucas pessoas fazem isso.
– Quer saber algo mais sobre a empresa?
O erro
Geralmente, a resposta a esta pergunta é um dos principais erros que os Entrevistados cometem.
Mas, por que eles cometem estes dois erros?
À primeira vista eles parecem surpreendidos com esta pergunta e não querem parecer curiosos demais.
Ou ainda, eles querem parecer pessoas bem-informadas e que fizeram uma pesquisa sobre a empresa e sobre o trabalho para o qual estão se candidatando. Eles acham que fizeram a “lição de casa”.
O que vamos ver a seguir, são as 8 perguntas que o Entrevistado ou que você pode fazer para o Entrevistador. São elas
1 – No dia a dia, quais são as responsabilidades desta Função?
2 – Quais são os Valores da Empresa e quais Características vocês procuram nos empregados para que eles trabalhem de acordo com estes Valores?
3 – O que mais lhe deixa feliz em trabalhar nesta EmpresaNew item list
4 – Como é medido o Sucesso, nesta Função?
5 – Quais as Oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal que a Empresa proporciona?
6 – Com quem irei trabalhar mais de perto?
7 – O que você considera como o aspecto mais desafiante neste trabalho?
8 – Depois de ler o meu Curriculum e depois desta Entrevista, há algo que faça você se questionar se sou um bom Candidato(a) para esta vaga?
Importante:
Antes que me crucifiquem com comentários sobre “a coisa tá feia não dá para ficar escolhendo muito” ou “felicidade hoje é ter emprego” quero dizer que concordo com quem pensa assim e concordo com quem não pensa assim.
Em outras palavras: este texto e estas perguntas NÃO SE ADAPTAM a todas as situações e pessoas. Então, se você achar que são úteis, ótimo. Se achar que não são úteis, ótimo também. Caso a caso, ok?
Vamos a elas?
3. As oito perguntas que você pode fazer ao entrevistador
As perguntas são
PERGUNTA 1 – No dia a dia, quais são as responsabilidades desta Função?
Em primeiro lugar, você precisa ter a consciência que irá desempenhar um papel dentro da empresa. Este papel geralmente recebe o nome de cargo.
Então a pergunta aqui deve ser: quais são as responsabilidades deste cargo?
Só aceite respostas claras e objetivas!
Por exemplo: tempos atrás vi uma descrição onde o título do cargo (um papel a ser desempenhado) era: Encantador de Clientes.
A resposta óbvia neste caso seria: encantar os clientes através do melhor atendimento e resolução rápida dos problemas. Muito vago e subjetivo, não é?
A resposta que você quer
A resposta objetiva seria: definimos o encantamento do cliente como “quando o NPS é acima de 90, e o cliente recompra dentro de um ciclo médio de 30 dias e sem nenhuma reclamação registrada por este cliente.
Para chegar a esta avaliação usamos uma série de ferramentas que parte de processos bem desenhados, passa por um CRM e é apoiado por muito treinamento e acompanhamento por parte da gestão.”
Com essa resposta você pode entender que a empresa tem, ou diz que tem, processos bem definidos (o que fazer, como fazer, quando fazer, como acompanhar o que foi feito, quando fazer e como medir), que estes processos estão ancorados em um software que facilita o trabalho; que existem métricas bem definidas; e que há treinamento e acompanhamento para que isso tudo aconteça. Ou seja, o entrevistado não vai ser largado ao seu próprio destino.
PERGUNTA 2 – Quais são os Valores da Empresa e quais Características vocês procuram nos empregados para que eles trabalhem de acordo com estes Valores?
Entendemos como Valores da Empresa o seu “comportamento” diante das situações.
Por exemplo, uma empresa pequena geralmente se comporta de acordo com os valores, ideias e vontades dos seus donos. Por sua vez, uma empresa grande deve ter um conjunto de regras escritas e verbais que direcionam o comportamento da empresa e de seus funcionários.
Ou ainda, é uma empresa que dá autonomia aos funcionários; ou que valoriza a capacitação, ou ainda uma empresa que valoriza a qualidade de vida dentro e fora do trabalho.
Aqui, o que precisa ser avaliado é se os valores da empresa estão alinhados com os seus valores pessoais e profissionais.
Avalie
Por exemplo: você gosta de estudar e de se desenvolver. A empresa vai investir em você ou espera pelo autodesenvolvimento? Você gosta de preservar o seu espaço e tempo fora do trabalho. A empresa respeita isso ou você poderá receber demandas fora do seu horário regular de trabalho ou aos finais de semana?
Então escave bem fundo para obter mais informações sobre os valores e a cultura da empresa.
Assim, obterá as informações sobre o que é mais importante para a empresa como um todo, e o que ela valoriza nas pessoas que nela trabalham.
PERGUNTA 3 – O que mais lhe deixa feliz em trabalhar nesta Empresa?
Muitos Entrevistadores não estão preparados para receber este tipo de pergunta.
Por isso encare a surpresa como algo normal e explique que você considera importante ter uma noção das opiniões dos seus entrevistadores sobre o que é e como eles se sentem ao trabalhar naquela empresa.
Se o entusiasmo flui facilmente e com autenticidade, isto pode ser um bom e grande sinal. Se não acontecer, isso também é digno de nota e consideração de sua parte.
PERGUNTA 4 – Como é medido o Sucesso, nesta Função?
Inicialmente, é fundamental compreender profundamente e objetivamente como a empresa mede o sucesso, especialmente na função para qual é o candidato.
Por exemplo:
Quais são os indicadores-chave de desempenho (KPIs) para o papel?
Você conhece as ferramentas usadas na avaliação?
Como são os critérios para a definição dos KPIs?
Quem participa destas definições?
Qual a periodicidade das avaliações?
Existe feedback formal e como ele é trabalhado?
Estes são apenas alguns exemplos de perguntas que você poderá elaborar antecipadamente e fazer aos seus entrevistadores.
As respostas para estas perguntas lhe darão um cenário sobre como você será avaliado e como a empresa irá lhe acompanhar a partir de suas avaliações.
PERGUNTA 5 – Quais as Oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal que a Empresa proporciona?
Ao fazer esta pergunta, você procura identificar se existem oportunidades de crescimento e se a empresa tem um programa de aprendizagem e desenvolvimento dos seus colaboradores funcionários.
Pode parecer estranho você fazer esta pergunta se, afinal de contas, ainda está na fase de seleção.
Porém, a resposta é fundamental para alinhar as expectativas e impedir futura frustração por uma eventual não progressão de carreira ou ainda por receber uma proposta de progressão e você não ter interesse ou não ter o preparo adequado para assumir o novo desafio.
Isto porque tanto a estagnação quanto a falta de preparo são sinais vermelhos que você precisa respeitar!
PERGUNTA 6 – Com quem irei trabalhar mais de perto?
Esta pergunta vai lhe ajudar a ter uma melhor noção da dinâmica sobre seus futuros colegas:
Quem compõe a equipe?
Quem são os seus “chefes ou subordinados”?
Quantas pessoas compõem a equipe?
Quantas equipes fazem parte da área?
Quais as pessoas chave de outras equipes com quem terei contato?
Quais as características destas pessoas que você poderia evidenciar, dentre outros pontos que você pode querer esclarecer.
Este tipo de pergunta lhe dará muitas informações sobre as pessoas com as quais a sua interação e contato serão mais próximos.
Se você estiver muito à vontade na entrevista, poderá ainda questionar sobre a dinâmica da interação entre as pessoas e sobre a dinâmica da interação entre as equipes para identificar possíveis atritos ou disfunções que poderiam afetar o seu trabalho e a sua qualidade de vida.
PERGUNTA 7 – O que Você considera como o aspecto mais desafiante neste trabalho?
Eventualmente, nas entrevistas, as pessoas costumam “dourar a pílula”, ou seja, só contar o lado bom das coisas, das pessoas e das empresas.
Por isso é importante colocar um pouco do seu foco nos desafios da função e buscar compreender a escala – qual o tamanho, a importância e a complexidade – dos problemas com que vai lidar.
Por exemplo: imagine que você identifica, durante a entrevista, que a função é para substituir um gestor que teve problemas de relacionamento com a equipe. É sua obrigação aprofundar esta questão em busca das razões do problema, das soluções tentadas e, principalmente, da expectativa da sua atuação em relação ao problema.
PERGUNTA 8 – Depois de ler o meu Curriculum e depois desta Entrevista, há algo que faça Você se questionar se sou um bom Candidato(a) para esta vaga?
Esta pergunta demonstra que o seu interesse na vaga faz com que você se empenhe na compreensão das expectativas e especificidades da função. Ou seja, você quer realmente compreender se tem alinhamento com a oportunidade e vice-versa.
Além disso, também lhe dará uma oportunidade de responder a quaisquer potenciais preocupações ou dúvidas que os entrevistadores ainda poderão ter sobre você.
Por exemplo, imagine que a sua entrevista está sendo conduzida por uma pessoa do RH, pelo seu superior imediato e por uma colega de equipe. Certamente eles irão ter alguma opinião divergente sobre você ou porque não gostaram de alguma resposta ou da sua postura ou do seu posicionamento.
O que eles pensam sobre você?
Com esta simples pergunta você abre espaço para que eles exponham seus pontos de vista e você terá espaço para eliminar todas as dúvidas.
Esta deve ser a sua última pergunta, sempre ao final da entrevista. Assim você poderá identificar a sua possível posição dentro deste processo seletivo.
Para terminar
Uma última sugestão: não deixe para fazer algumas destas perguntas apenas no final da entrevista.
Você pode apresentá-las na medida em que surgir a oportunidade durante a conversa.
Por exemplo: ao falar sobre as atividades que você irá desempenhar, apresente as perguntas sobre as suas responsabilidades ou sobre como a pessoa que desempenha esta função é avaliada (KPI’s).
O importante é que você saia da entrevista com todas as suas respostas, com a certeza de que tanto você quanto o seu Entrevistador deixaram todos os pontos bem claros e com as expectativas alinhadas.
E, é claro, com um contrato na mão!
Observações:
Saiba mais em nossas outras publicações Sou Consultor Imobiliário e nas publicações sobre o mercado de trabalho para quem tem mais de 40 50 ou mais anos de idade. São conteúdos para quem está nestes grupos ou para quem tem interesse nestes grupos.
Este texto foi escrito em português do Brasil. As palavras entre aspas são usadas para descrever figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por alguns indivíduos. Eles não representam nenhum preconceito ou posição sociopolítico, filosófico, religioso, econômico ou ideológico.diminuir o tamanho da letra para ser o texto final
Deixe um comentário