Oito perguntas que você pode fazer ao seu Entrevistador.

PHDonassolo Entrevista de Emprego

Tempo médio de leitura: 8 minutos

Você se candidatou para AQUELA vaga e, neste momento, está sendo “vítima” de uma entrevista! Surpreenda, saiba e utilize algumas destas oito perguntas que você pode fazer ao seu entrevistador.

Primeiramente, como as entrevistas se assemelham a interrogatórios, os Entrevistados acabam por se comportar como vítivas.

Isso acontece quando o Entrevistador age sem a menor empatia, muitas vezes sem estrutura ou até sem nenhuma vontade.

Frequentemente, as entrevistas seguem um padrão tão conhecido, que as “vítimas” já têm as suas respostas prontas, bem decoradas.

O contexto da entrevista também é muito importante poque pode definir o que vai acontecer. Algumas coisas que influenciam no contexto são

O contexto em que a entrevista acontece

Então, o que vamos ver por aqui:

Parágrafo 4


1. A Assimetria de Informações.

Aqui falamos sobre as entrevistas que visam uma contratação: seja como empregado ou seja como uma prestação de serviços.

Assim, temos uma ou mais pessoas que assumem o papel de Entrevistadores e uma ou mais pessoas que assumem o papel de Entrevistados. Para simplificar vamos falar em Entrevistador e Entrevistado.

Primeiramente vamos falar em assimetria de informações que é quando um lado da conversa tem mais informações quando comparada com o outro lado. Ou seja, no nosso caso, o Entrevistador tem mais informações sobre a função, a empresa, os desafios, as formas de remuneração etc.

Enquanto o Entrevistado tem mais informações sobre o histórico pessoal e profissional, o momento de vida, as competências, os objetivos pessoas, a necessidade ou o desejo de conquistar aquela oportunidade etc.

Alinhar as expectativas através das informações.

Por isso, o principal objetivo da entrevista é reduzir esta assimetria, ou seja, fazer com que tanto Entrevistador quanto Entrevistado conheçam mais sobre o outro.

2. O Medo das Perguntas

Estas três perguntas são muito utilizadas pelos Entrevistadores. Mesmo quando elas são pouco eficazes. São elas:

  • Me fale de você e da sua trajetória;
  • Me conte alguma situação ou problema pelo qual tenha passado e como superou;
  • Quer saber algo mais sobre a empresa?

A princípio, a primeira e a segunda perguntas entram na categoria das “respostas conhecidas”, ou seja, a “vítima” ou o Entrevistado já tem as respostas prontas e decoradas.

Então, o que a vítima ou o Entrevistado faz é tentar transformar a sua resposta padrão – aquela que ele já preparou e decorou – em uma resposta que melhor se adeque às expectativas do Entrevistador e, assim, ganhar pontos e pular de fase na entrevista.

Porém, a terceira pergunta é aquela onde devemos dispensar mais atenção e preparação. Sobretudo porque poucas pessoas fazem isso.

– Quer saber algo mais sobre a empresa?

Geralmente, a resposta a esta pergunta é um dos principais erros que os Entrevistados cometem.

Mas, por que eles cometem estes dois erros?

À primeira vista eles parecem surpreendidos com esta pergunta e não querem parecer curiosos demais.

Ou ainda, eles querem parecer pessoas bem-informadas e que fizeram uma pesquisa sobre a empresa e sobre o trabalho para o qual estão se candidatando. Eles acham que fizeram a “lição de casa”.

O que vamos ver a seguir, são as 8 perguntas que o Entrevistado ou que você pode fazer para o Entrevistador. São elas

1 – No dia a dia, quais são as responsabilidades desta Função?
2 – Quais são os Valores da Empresa e quais Características vocês procuram nos empregados para que eles trabalhem de acordo com estes Valores?
3 – O que mais lhe deixa feliz em trabalhar nesta EmpresaNew item list
4 – Como é medido o Sucesso, nesta Função?
5 – Quais as Oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal que a Empresa proporciona?
6 – Com quem irei trabalhar mais de perto?
7 – O que você considera como o aspecto mais desafiante neste trabalho?
8 – Depois de ler o meu Curriculum e depois desta Entrevista, há algo que faça você se questionar se sou um bom Candidato(a) para esta vaga?

Importante:

Antes que me crucifiquem com comentários sobre “a coisa tá feia não dá para ficar escolhendo muito” ou “felicidade hoje é ter emprego” quero dizer que concordo com quem pensa assim e concordo com quem não pensa assim.

Em outras palavras: este texto e estas perguntas NÃO SE ADAPTAM a todas as situações e pessoas. Então, se você achar que são úteis, ótimo. Se achar que não são úteis, ótimo também. Caso a caso, ok?

Vamos a elas?

3. As oito perguntas que você pode fazer ao entrevistador

Para terminar

Uma última sugestão: não deixe para fazer algumas destas perguntas apenas no final da entrevista.

Você pode apresentá-las na medida em que surgir a oportunidade durante a conversa.

Por exemplo: ao falar sobre as atividades que você irá desempenhar, apresente as perguntas sobre as suas responsabilidades ou sobre como a pessoa que desempenha esta função é avaliada (KPI’s).

O importante é que você saia da entrevista com todas as suas respostas, com a certeza de que tanto você quanto o seu Entrevistador deixaram todos os pontos bem claros e com as expectativas alinhadas.

E, é claro, com um contrato na mão!


Observações:

Saiba mais em nossas outras publicações Sou Consultor Imobiliário e nas publicações sobre o mercado de trabalho para quem tem mais de 40 50 ou mais anos de idade. São conteúdos para quem está nestes grupos ou para quem tem interesse nestes grupos.

Este texto foi escrito em português do Brasil. As palavras entre aspas são usadas para descrever figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por alguns indivíduos. Eles não representam nenhum preconceito ou posição sociopolítico, filosófico, religioso, econômico ou ideológico.diminuir o tamanho da letra para ser o texto final
«
»

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *