Burnout: você sabe o que é?

Pessoa sofrendo com a Síndrome de Burnout

Tempo médio de leitura: 7 minutos

Provavelmente você já ouviu falar em esgotamento ou na síndrome de burnout. Mas você sabe o que é Burnout e como prevenir?

Talvez você já tenha pesquisado esse tema. Espero que você não seja mais uma de suas vítimas.

Primeiramente, vamos falar sobre os conceitos de burnout. Dos muitos conceitos que definem o burnout, um dos meus favoritos é aquele que fala que o burnout é a Síndrome da Esgotamento no Trabalho.

Ou seja, você percebe que pode estar com burnout quando está “de saco cheio” do seu trabalho, da sua empresa, dos seus colegas, dos seus clientes… de tudo.

Então, percebe que isto pode afetar a sua qualidade de vida e, consequentemente a sua saúde.

O que você vai ler aqui:


1. O que é o burnout?

Burnout ou a Síndrome do Esgotamento no trabalho, é como entrar em uma espiral descendente: quando uma pessoa se esgota, o trabalho piora, sua renda cai, seus resultados pioram, você começa a questionar as suas habilidades, seu esgotamento piora… …Então o ciclo vicioso se repete.

Do mesmo modo, as manifestações físicas e comportamentais decorrentes da incapacidade dos profissionais em acompanhar as demandas do trabalho também têm sido destacadas como sintomas de burnout.

Frequentemente estas manifestações são causadas pelo esgotamento, que se caracteriza pela exaustão e, em última análise, leva inconscientemente a uma persistente falta de motivação. A pessoa não tem motivação e nem consegue pensar no porquê.

Em outras palavras, esta condição é causada pelo estresse prolongado. Muitas vezes ela é desencadeada por algumas características do local de trabalho, do ambiente de trabalho, da cultura organizacional, pela influência da Gestão, pela pressão por metas cada vez mais crescentes…

Igualmente é causada pelo momento pelo qual a pessoa está passando. Não importa o seu nível de experiência, cargo ou tipo de empresa em que você trabalha.

Logo, conhecer e reconhecer os sinais de esgotamento é importante porque pode lhe ajudar a

  • Tomar medidas imediatas caso sinta algum destes sintomas ou sinais.
  • Melhorar seu desempenho no trabalho.
  • Com este conhecimento, você estará motivado a desenvolver hábitos que previnam o esgotamento.
  • Como resultado, estes comportamentos saudáveis o tornarão mais produtivo.

Por exemplo: dormir o suficiente todos os dias é um comportamento necessário para evitar o esgotamento; ao fazer isso, você também melhorará seu desempenho porque terá mais energia para realizar as tarefas de trabalho.

2. Como reconhecer os sintomas de burnout?

Nesse sentido, aqui apresentamos alguns dos sinais de burnout mais comuns e que poderão indicar que algo não vai bem com você ou com alguma pessoa que você conhece.

Agora, vamos ver cada um deles um pouco mais detalhadamente.

Inicialmente, podemos dizer que o sinal mais óbvio e comum de esgotamento no trabalho é a fadiga. Se o seu cansaço estiver relacionado a algum dos itens a seguir, você provavelmente está caminhando para o burnout:

  • Você se sente cansado antes de começar a trabalhar pela manhã.
  • No trabalho você sempre se sente cansado, mesmo ao realizar uma tarefa simples.
  • Suas reservas de energia parecem sempre insuficientes para atender às demandas do seu trabalho, pois até as menores tarefas parecem difíceis de realizar.
  • Suas atividades profissionais não lhe entusiasmam mais.

Idealmente, pensar no seu trabalho deve prepará-lo para começar a trabalhar, gostar de contribuir e prosperar! Se muitas vezes você não tem entusiasmo pelo seu trabalho, o esgotamento pode ser a causa.

Em geral, seu trabalho deve inspirar emoções positivas em você, como entusiasmo ao receber uma nova tarefa ou motivação para conseguir uma promoção ou concluir uma atividade com sucesso.

No entanto, você pode estar sofrendo de esgotamento ou esgotamento se tiver frequentemente algum dos seguintes sentimentos em relação ao seu trabalho:

Frequentemente podemos afirmar que a presença de fatores de estresse no local de trabalho pode resultar em estresse prolongado, o que afeta a função cognitiva – que é a capacidade do cérebro de interpretar e compreender os vários elementos que estão presentes em seu ambiente de trabalho.

Por isso, aqui estão alguns indicadores de funcionalidade reduzida neste campo:

  • Dificuldade em permanecer concentrado no trabalho.
  • Às vezes, esquecer coisas importantes do trabalho.
  • Uma maior dificuldade para resolver problemas, mesmo os mais básicos.
  • A falta de compreensão daquilo que as pessoas estão dizendo.

Cuidar de si mesmo, ou autocuidado, é uma atitude vital que você deve incorporar à sua vida porque permite que você se proteja.

Porém, as rotinas essenciais de autocuidado são prejudicadas quando se sofre de esgotamento do trabalho, exaustão, emoções negativas ou problemas cognitivos.

Por isso, aqui estão alguns sinais de que você está negligenciando o cuidado consigo mesmo:

  • Frequentemente tem insônia ou demora muito para conseguir dormir.
  • Acha que precisa dormir pouco já que dificilmente consegue dormir mais do que sete horas por noite.
  • Não marca tempo livre para atividades de autocuidado, como passear ou praticar algum esporte.
  • Mesmo no fim de semana, não reserva tempo para descansar.
  • Reduziu ou eliminou atividades de autocuidado de sua rotina para ganhar mais tempo para o trabalho. Por exemplo, eliminou costumes como hidratar a pele após o banho, fazer um café da manhã mais tranquilo ou fazer um almoço semanal com seus amigos.
  • Consume mais alimentos processados ou industrializados em detrimento de alimentos naturais, vegetais e frutas.
  • Não costuma passar tempo em locais naturais, como um parque com árvores ou o quintal de casa.
  • Assuntos relacionados ao trabalho são o tema principal de sua conversa.
  • Tem dificuldade para manter amizades ou para fazer novas amizades.
  • Quando consegue algo no trabalho, não comemora e nem se recompensa.

O outro sinal de burnout são problemas nos relacionamentos interpessoais. Ou seja, o esgotamento ou a exaustão afeta as relações pessoais, deixando-as fracas.

Nas situações a seguir, este sintoma pode ser detectado:

  • Tem mais conflitos com os colegas de trabalho, supervisores ou subordinados no trabalho.
  • Um aumento nos conflitos com os amigos ou familiares.
  • Evita falar com as pessoas mais próximas.

Definitivamente, você precisa se comprometer com sua carreira para ter sucesso. Mas existe uma linha entre a obsessão e o compromisso, que é tênue, mas definitiva.

Todavia, você é a única pessoa que pode evitar que essa linha seja atravessada na sua carreira. A obsessão pelo trabalho se manifesta aqui:

  • Depois de voltar para casa, você fica sempre pensando no que fez no dia de trabalho, o que fez e o que não fez. Além disso, este tipo de pensamento permanece com você durante o jantar, durante a exibição de uma série na TV, durante o banho, ou quando você coloca a cabeça no travesseiro para tentar dormir.
  • Pensa no trabalho enquanto está livre, como quando está fazendo jogging, na academia, no trânsito etc.
  • Resolve ou tenta resolver problemas do trabalho enquanto faz atividades rotineiras, como lavar a roupa, passear com o cachorro ou brincar com os filhos.
  • Pensa frequentemente em situações deprimentes no trabalho, como perder o emprego, não cumprir uma tarefa, ser mal compreendido em uma reunião importante ou perder uma grande conta.

É comum que as pessoas que sofrem de esgotamento do trabalho experimentem insatisfação com vários aspectos de sua vida, incluindo aqueles que não estão totalmente relacionados ao seu trabalho.

Por exemplo, pode se sentir infeliz com sua casa, carro ou família.

Uma queda no rendimento é uma consequência inevitável de quem sofre de burnout.

Por isso, se você perceber que está desempenhando pior as tarefas que costumava fazer com grande qualidade e “com os pés nas costas”, tenha cuidado! Pode ser um sinal da síndrome do esgotamento no trabalho.

O estresse causa problemas de saúde.

É provável que você sofra de burnout se desenvolver um novo problema de saúde, como pressão alta, resfriados frequentes, piora dos seus indicadores clínicos ou obesidade.

Simplesmente aumentar de peso pode ser um sinal de que algo está indo mal. Consulte seu médico e faça um exame médico.

3. O que fazer quando percebo os sintomas de burnout?

Então, o primeiro passo para resolver um problema é reconhecer o problema.

Sentimentos constantes de irritabilidade e frustração no trabalho são alguns dos sinais mais comuns de esgotamento.

Além das queixas e resmungos comuns sobre cargas de trabalho excessivas ou colegas de trabalho desconfortáveis, o esgotamento real começa a surgir quando você fica irritado com aqueles pedidos normais relacionados ao seu trabalho.

Em outras palavras, você está “de saco cheio com aquilo tudo e com aquelas pessoas”.

No artigo Burnout: como prevenir? vamos falar um pouco mais sobre a Síndrome do Esgotamento no trabalho e como melhorar a sua qualidade de vida. Clique aqui para ler a continuação deste artigo.

Dividimos em duas partes para facilitar a leitura.

Boa leitura!


Observações:
O artigo original “work-burnout-symptoms“, publicado em glassdoor.com, foi utilizado como fonte para a elaboração deste texto. Para acessar a publicação original clique aqui.

Saiba mais em nossas outras publicações Sou Consultor Imobiliário e nas publicações sobre o mercado de trabalho para quem tem mais de 40 50 ou mais anos de idade. São conteúdos para quem está nestes grupos ou para quem tem interesse nestes grupos.

Este texto foi escrito em português do Brasil. As palavras entre aspas são usadas para descrever figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por alguns indivíduos. Eles não representam nenhum preconceito ou posição sociopolítico, filosófico, religioso, econômico ou ideológico.
»

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *